Destaques

Tam. da fonte

Tenho 17 anos  frequento a igreja desde criança , tive um pai ausente na minha formação  [...]. Passei a maior parte da minha infância com minha mãe e minhas duas irmãs. [...] Sou completamente diferente dos outros meninos da minha idade: nunca me relacionei com meninas, acho que não tenho atração, mas, com a ajuda da psicanalise, queria ser curado e mudar minha historia. Preciso de ajuda....

Homossexualismo tem “cura”?

A terapia psicanalítica seria uma espécie de oficina de conserto, para fazer com que o ser humano possa “funcionar” melhor diante daquilo que a sociedade espera dele? O documentário da BBC, The century of the self (veja aqui a parte 2/4), mostra como as descobertas freudianas sobre o inconsciente tornaram-se palco de tentativas por parte de empresas e políticos para usar nossos medos e desejos, com o intuito de manipular a massa popular desavisada de acordo com os interesses “democráticos” do grupo no poder e do Mercado (propaganda). 

No caso do homossexualismo não é diferente: para quem o encara como um desvio moral que “incomoda”, a expectativa é que a terapia resolva o problema de forma drástica visando erradicá-lo.

Leia mais...

Psicoterapia inadequada pode ter quais consequências?

Psicoterapia inadequada

O processo psicoterapêutico – estou me limitando aqui à psicanálise, que é minha área de atuação -- é sem dúvida delicado e exige que o profissional o conduza não apenas com competência técnica, mas também com uma predisposição pessoal para a arte do “cuidar”, que lhe permita ter “empatia” com os seus pacientes e a capacidade de acolhê-los adequadamente.

Isto contudo não é suficiente. Para que o processo seja minimamente adequado, a tradição psicanalítica vê a atuação do analista apoiada em um tripé, que envolve o conhecimento teórico, a análise pessoal e, pelo menos inicialmente, a supervisão de um colega mais experiente.

Leia mais...

Quando vem uma ideia, um sonho da cabeça, é hora de ir à luta ou sempre convém ser prudente e cauteloso.

O discernimento

O filme/documentário “Quem somos nós?”, que fala sobre a visão da física quântica, traz uma cena impressionante. Quando a protagonista acorda, o mundo externo não está lá, mas vai se construindo aos seus olhos à medida que ela acorda. Com isso o filme tenta visualizar um dos princípios da física quântica, para a qual a matéria não é algo fixo e pré-constituído e sim algo em constante formação, algo que muda a partir do olhar de um observador.

Se por um lado isso pode fazer pensar no poder de nossa mente, capaz de criar cenários novos, até então inexistentes, por outro lado não impede que constatemos que a mente muitas vezes nos engana. Em suma, nada é como parece ser para a nossa mente e nada parece para a nossa mente como de fato é.

Leia mais...

Sempre tenho inveja daquelas que sabem o momento exato de falar ou silenciar. É uma sabedoria que se aprende com a vida ou é um dom?

O silêncio que fala

O silêncio é uma forma de comunicação, no entanto, investidos pelo tagarelar constante de uma enxurrada de sons, imagens, palavras ou avisos sonoros, anunciando mensagens, somos tentados de considerar o silêncio como algo aversivo, falta de comunicação.

O silêncio do analista, quando alguém inicia uma terapia, costuma ser embaraçoso, difícil e até hostil. O analista, no entanto, se cala para que a dupla, analista e analisando, possa escutar o inconsciente se revelando, na fala ou no silêncio do analisando.

Há um silêncio pleno e um silêncio vazio. O silêncio vazio é aquele que estabelece uma assimetria entre quem fala e quem escuta. Pode resultar em um olhar arrogante, que diminui o outro, ou em um olhar desatento, que não escuta e aniquila o outro. Há também o silêncio indevido, que se cala por covardia, para não pontuar algo que deveria ser pontuado.

Leia mais...

Página 1 de 3

Início
Anterior
1

Artigos Relacionados

Esta página não é um artigo.


Roberto Girola

Criar seu atalho A psicanálise cura? Introdução à teoria psicanalítica

Promova sua página também Perguntas a um Psicanalista

Promova sua página também